Cursos de formação para docentes da UFCSPA.

A sala será usada para a disponibilização de recursos (materiais de estudos e atividades) ao longo de um curso do Programa de Formação Docente com carga total de 16h que terá como objetivo principal o desenvolvimento de competências docentes para a elaboração de questões de prova. 



Oficina de formação docente na área de Simulação Avançada. Serão abordadas as noções gerais sobre simulação, como utilizar o manequim Anne para cenários de simulação avançada e como construir cenários e pacientes para o desenvolvimento de prática de exame físico e raciocínio clínico.

Atividade que integra ações do Programa de Pós-Graduação Ensino na Saúde (PPGENSAU) e do Programa de Formação Docente (PROGRAD).

O curso se desenvolverá na modalidade a distância através da Plataforma Moodle da UFCSPA. Será ministrado pela Mestranda do PPGENSAU - Jaqueline Luft e sua Orientadora - Professora Márcia Rosa da Costa. está voltado para docentes de cursos de formação de profissionais da enfermagem (cursos técnicos e de graduação). Serão três encontros síncronos (no primeiro dia do curso, no final da segunda semana e na última semana, com duração em torno de 1 hora), demais encontros assíncronos com atividades através de atividades como chats, fóruns e outras sobre os assuntos abordados, bem como disponibilização de diferentes materiais. 

A sala é para curso de formação docente a ser iniciado em 06/07, por isso pedimos urgência. 

O curso será direcionado a servidores professores e técnicos-administrativos, além de bolsistas de apoio técnico.

Os profissionais de saúde devem estar aptos a cuidar, ensinar e gerir suas práticas. A interseção da resolutividade de todos os programas passa, portanto, pelo preceptor qualificado para a ação.

Os preceptores de programas de residência são profissionais com especialização na área de saúde e apresentam como temas centrais para o ensino: prática reflexiva, profissionalização, trabalho em equipe e com o intuito de estimular uma responsabilização crescente na atuação do residente. Enfim, são profissionais de saúde que incorporam um novo ofício (ensinar) em função de um outro (cuidar) para o qual se preparam.

Para que a gestão seja efetiva é fundamental atividades de cuidado e educação, buscando integrar práticas, aproximar saberes e otimizar recursos.