Essa disciplina se propõe a contribuir para a produção de artigos que partem de reflexões para além dos dados “diretos” do campo de pesquisa. Provoca a ideia de que não existe um “fora” da pesquisa, mas as inquietações suscitadas ao longo do processo acadêmico podem – e devem - ser registradas. Essa disciplina se propõe a conhecer e a criar outros modos de escrita para além do modelo positivista. Parte de autores e textos contemporâneos que tem provocado os modos de fazer ciência hegemônicos e supostamente neutros, contribuindo com a implicação e o questionamento do processo de pesquisar.

Essa disciplina se encontra em um campo de tensões da contemporaneidade quando nos referimos à provocação da não neutralidade da ciência. Provoca a ideia da “neutralidade” científica, a partir da discussão do conhecimento situado e ética no fazer pesquisa – o qual perpassa o olhar para a imprevisibilidade do campo, à possibilidade de implicação, ao desprendimento da hipótese, à capacidade de afetar e ser afetado. Promove a reflexão sobre os fundamentos epistemológicos do pensamento a partir das perspectivas feministas, afrocentradas, decoloniais e interseccionais.

Organização de projetos, características específicas de delineamentos quantitativos de pesquisa no contexto da investigação científica, métodos descritivos e analíticos adequados para cada tipo de objetivo, interpretação e apresentação de resultados em trabalhos científicos.

Sala para a disciplina As Formações Discursivas sobre a Loucura oferecida ao PPG PSICO.