Ementa: A disciplina tem foco na leitura e interpretação de textos científicos da área da Saúde, buscando a identificação da ideia geral do tópico frasal, das ideias centrais, das funções comunicativas e transferência de informações. Oportuniza o desenvolvimento de autonomia para identificação de diferentes registros, discursos e gêneros textuais, estimulando a utilização de conhecimentos prévios do aluno para a decodificação da língua em uso em contextos autênticos. Apresenta estruturas basilares da língua-alvo de natureza gramatical e lexical (morfossintaxe). Usa material de referência em língua inglesa.



Objetivo Geral: Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atuar com autonomia necessária para compreender e discutir temas linguísticos, funcionais e humanos (encontrados em e advindos de) textos técnicos e científicos, que vão além de formas tradicionais, como o estudo exclusivo de estruturas gramaticais e aspectos lexicais, e incluem questões interpretativas de ordem analítica que envolvem a decodificação e a desconstrução de aspectos (para)(meta)linguísticos, semânticos e pragmáticos, além da análise em nível discursivo de estruturas gramaticais de ordem morfossintática que, juntos, compõem (os recursos formadores d)as estratégias de leitura particulares à abordagem pedagógica aplicada à esta disciplina.



Objetivos Específicos: Ao final do curso, o aluno deverá estar apto a aplicar as supramencionadas estratégias de leitura para a interpretação e análise de textos técnicos e científico/acadêmicos em língua inglesa.



Conteúdo Programático:
• Trabalhar com a noção de cognatos, ordem sintática, morfologia, aspectos semânticos e pragmáticos, aspecto e tempos verbais, relações anafóricas e dêiticas;
• Aplicar as estratégias de leitura (abordagens de skimming, scannning, top-down e bottom-up) ao reconhecimento de informações para/meta textuais.
• Abordar noções de metodologia científica para fins de reconhecimento da estrutura interna de textos científicos resultantes de pesquisas acadêmicas na área da saúde.
• Identificar diferentes gêneros discursivos.
• Ler, interpretar e discutir textos científico/acadêmicos em língua inglesa na área da saúde.