A disciplina de biossegurança é essencial para os cursos destinados à formação de profissionais que atuarão em ambientes de saúde. Seu objetivo principal é capacitar os alunos a reconhecer e prevenir os riscos ambientais gerais. Ao longo do curso, os estudantes são instruídos sobre as melhores práticas de biossegurança, enfatizando a importância da prevenção de riscos para si mesmos, para suas equipes e para os pacientes.

A abordagem da disciplina enfatiza o trabalho em equipe, pois reconhece que a segurança no ambiente de saúde é uma responsabilidade compartilhada. Os alunos aprendem a colaborar efetivamente, seguindo padrões de boas práticas e procedimentos de segurança. Isso inclui a utilização correta de equipamentos de proteção individual (EPIs), a adoção de medidas de higiene adequadas e a gestão segura de resíduos.

Ao final do curso, os discentes estarão bem preparados para enfrentar os desafios do ambiente de saúde, garantindo não apenas sua própria segurança, mas também a segurança de todos ao seu redor. Eles estarão aptos a aplicar os conhecimentos adquiridos em suas práticas diárias, contribuindo para a promoção de um ambiente de trabalho seguro e para a prevenção de riscos relacionados à saúde.