A publicação de pesquisa em periódicos é a forma tradicionalmente utilizada para compartilhamento dos resultados de pesquisa, porém a evolução dos recursos de internet possibilitou novas alternativas no âmbito da comunicação científica, abrindo portas para debates a respeito da divulgação e abertura dos dados gerados em uma pesquisa científica para além de dados resumidos em artigos científicos. 

Ao mesmo tempo, com a complexidade e quantidade de dados gerados nas pesquisas em saúde, é essencial estabelecer padrões e boas práticas para o gerenciamento desses dados. Os Princípios FAIR oferecem diretrizes claras para garantir a qualidade, acessibilidade e reutilização eficaz dos dados, são fundamentais na contribuição para o movimento Ciência Aberta, permitindo máximo aproveitamento do investimento em pesquisa. Além disso, auxiliam nos avanços em inovação em saúde e garante que os dados sejam tratados de maneira ética e eficaz.

Oferecer um curso sobre os Princípios FAIR no contexto de dados em saúde pode enriquecer o conhecimento sobre dados por parte dos profissionais de saúde e pesquisadores, preparando-os para enfrentar os desafios do gerenciamento de dados em suas carreiras. Este curso capacitará os participantes a lidar com os desafios específicos relacionados aos dados em saúde e a aplicar as melhores práticas para tornar os dados FAIRness, beneficiando assim a comunidade de saúde como um todo.