Ementa:
Estudo dos fenômenos biológicos envolvidos no processo de envelhecimento dos seres vivos. Caracterização das diferentes fases do envelhecimento nos seres humanos e os fatores endógenos e exógenos que podem influenciar o processo. Orientações em relação ao diagnóstico, prognóstico e características das doenças geriátricas. Avaliação global do indivíduo que envelhece. Estudo das queixas mais comuns do indivíduo idoso. Uso de fármacos em Geriatria. Estudo de aspectos sociais e economicos do envelhecimento humano. Epidemiologia geriátrica. Fatores determinantes de longevidade e sua relação com o envelhecimento biológico e as doenças prevalentes. Importância da reabilitação social do idoso e sua qualidade de vida.


Objetivo Geral:
Conceituar as diferentes fases do processo de envelhecimento e suas peculiaridades, assim como o binômio saúde-doença no envelhecimento.

Objetivos Específicos:
Caracterizar os fatores endógenos e exógenos que influenciam o processo de envelhecimento humano.
Identificar as alterações morfológicas e fisiológicas que ocorrem com o envelhecimento e que podem influenciar a saúde e gerar doença nos indivíduos idosos.
Conhecer os princípios básicos e essenciais para o bom atendimento do paciente idoso.
Identificar, analisar e propor soluções para os problemas que surgem no cuidado individual do idoso.
Conhecer as características gerais das principais doenças associadas ao envelheicmento. Realizar avaliação geriátrica global. Conhecer as características da farmacologia no idoso.

Procedimentos Didáticos:

Modalidade: ENSINO REMOTO – Aulas síncronas (em caráter excepcional pela pandemia).
Estratégia: Aula teórica expositiva remota e síncrona, dialogada, utilizando-se de recursos audiovisuais com Data-show; aula seguida de discussão com a classe toda. Em todas as aulas do Professor Regente uma atividade complementar de meia hora sobre tema de Prevenção ou Gerontológico, preparado previamente pelos alunos (Aula invertida). Integração com disciplinas afins. Anamnese com Paciente Idoso.
Turno: Quarta feira das 17 h e 30 minutos até 19h e 10 minutos.
Periodicidade: semanal.
Local: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL


Atividades em Educação a Distância:
EM CARATER EXCEPCIONAL PELA PANDEMIA SERÁ 100% REMOTO.

Situações e Critérios de Avaliação:

Avaliação: avaliação mediante prova escrita incorporada à avaliação final da disciplina, com valor de 40% da nota final; apresentação de seminários de prevenção, ou temas gerontológicos ou estudo de caso clinico sobre tema geriátrico pré-definido dentro de uma das áreas de atuação propostas na disciplina com valor de 40%; e anamnese (1 por aluno) na enfermaria, com valor de 20%.

Bibliografia Básica:

ESSÊNCIAS EM GERIATRIA CLINICA – GARCIA, E. e demais autores – EDIPUCRS, Porto Alegre, 2018 ( LIVRO TEXTO DA DISCIPLINA)

FREITAS, EV; PY, L; NERI, AL; CANÇADO, FAX; GORZONI, ML; ROCHA, SM. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 2006.
GERIATRIA CLINICA – Kane RL et al. McGraw Hill – Quinta Edicao, 2004
FUNDAMENTOS DE GERIATRIA CLINICA – KANE, RL, ET AL – McGrawHill – 7 edicao, 2015
BIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO - Christiansen JL. Biology of aging. St. Louis: Mosby, 1993.


Bibliografia Complementar:
Abrams WB, Berkow R, eds. Manual Merck de Geriatria. São Paulo: Roca, 1995.
Brocklehurst JC, Tallis RC, Fillit HM, eds. Textbook of geriatric medicine and gerontology. 4 ed. London: Churchill-Livingstone, 1992.
Dice JF. Cellular and Molecular Mechanisms of aging. Physiol Rev 1993; 73(1): 149-159.
Finch CE, Schneider EL, eds. Handbook of the biology of aging. 2 ed. ed. New York: Van Nostrand Reinhold Co., 1985.
CLEMENTE, E; JECKEL NETO, EA. Aspectos biológicos e geriátricos do envelhecimento. 2ed. EDIPUCRS: Porto Alegre, 2002.
MORIGUCHI, Y; JECKEL NETO, EA. Biologia Geriátrica. EDIPUCRS: Porto Alegre, 2003.
GERIATRIA CLINICA. Hall MRP, MacLennan WJ, Lye MDW. Medical care of the elderly. (3 ed.) Chichester: John Wiley, 1993.
Cassel CK, Cohen HS, Larson EB, et al., eds. Geriatric medicine. 3 ed. New York: Springer, 1997.
CLOTET, J. Bioética Uma aproximação. Edipucrs, Porto Alegre, 2003. Conselho Federal de Medicina. Iniciação à bioética. Brasília, 1998.


SEGUE ANEXO O PROGRAMA DA DISCIPLINA