Caro(a) aluno(a) 

 O exame físico do recém-nascido é cheio de particularidades e devemos saber reconhecer as situações associadas a normalidade. Este tópico abordará o exame físico do recém-nascido no Alojamento Conjunto, os principais achados clínicos que sugerem normalidade e quais as alterações que devem ser investigadas.  

Esta atividade tem por objetivo : a) revisar os passos da anamnese e do exame físico do recém-nascido no alojamento conjunto; b) proporcionar ao aluno reconhecer os sinais clínicos que sugerem anormalidade e necessitam de investigação; c) capacitar o aluno a sistematizar o exame físico completo, reconhecendo oportunidades e particularidades inerentes ao período Ao final destas 2 atividades espera-se que você esteja apto a sistematizar o exame físico do recém-nascido, reconhecer alterações que fujam da normalidade e orientar os familiares a respeito dos seus achados. 

Carga horária 

Esta aula corresponde a uma carga horária de 4h.

Registro da frequência: 

A presença na atividade será avaliada pela realização do estudo dirigido até a data combinada. 

Roteiro da Atividade: 

A aula é composta de um material teórico por escrito, que será usado como base para a avaliação, disponível abaixo em PDF. Você deverá ler o Capítulo 3: Conhecendo o Recém-Nascido: História e Exame Físico. Você também deverá assistir a um vídeo demonstrativo do exame físico, que está postado abaixo. Após ler e assistir o vídeo, você deverá responder as perguntas. Para isso, acesse o  link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfTzvJOE0nzowLhkXpzXApq5_FhHR6GlcXBh4Y5RsVlhPgwXQ/viewform?usp=sf_link digite seu nome completo e responda às perguntas. Atenção: a atividade só será considerada completa se você responder as questões no prazo correto e com o nome completo.Boa sorte! Se necessitar, há um material complementar, com orientações sobre o atendimento de rotina na sala de parto e no alojamento conjunto. Sua leitura é opcional.  Qualquer dúvida que você tenha, estou à disposição em marianagz@ufcspa.edu.br. Boa atividade