A desospitalização da criança, família e cuidador possibilita voltarem para o seu espaço de convivência familiar e social, fortalecendo os vínculos de cuidado, assim como minimiza a evasão escolar, o risco de infecções multirresistentes e os custos hospitalares.  O enfermeiro é o profissional protagonista na orientação dos pais para a desospitalização e no acompanhamento desta família na atenção primária à saúde (APS).  Logo, a atualização do conhecimento deve ser uma constante, pois a falta de preparo e de conhecimento podem trazer consequências desfavoráveis aos pacientes e seus familiares.

O processo de educação permanente na área da saúde são fundamentais para contribuir com a redução de morbimortalidade das crianças com uso de cateter venoso central no ambiente domiciliar e hospitalar.

Este curso “Cuidado com cateteres venosos centrais no domicílio de crianças” tem uma carga horária de 40 horas, organizado em seis módulos para enfermeiros e estudantes de enfermagem com atuação em APS e/ou em instituição hospitalar. O curso terá a duração de 9 semanas.