Nesta disciplina serão apresentados os passos para realizar uma diretriz clínica, que utilize uma metodologicamente robusta. A disciplina visa contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos profissionais de saúde e gestores que atuam nos serviços de saúde, que busquem a capacidade crítica e científica para o embasamento da tomada de decisão. Também busca garantir que todos os critérios importantes sejam considerados e que as decisões sejam baseadas nas melhores evidências disponíveis. Será apresentado a abordagem GRADE (Grade Approach), o qual desenvolveu estruturas de "evidência à decisão" (EtD) para diferentes tipos de recomendações ou decisões. O objetivo das estruturas do EtD é ajudar os painéis a usar evidências de maneira estruturada e transparente para informar decisões sobre recomendações clínicas, decisões de cobertura de saúde e recomendações ou decisões sobre o sistema de saúde e o atendimento individual. As estruturas EtD têm uma estrutura comum: formulação de uma pergunta, avaliação das evidências e conclusões.
Objetivo Geral:
Capacitar o aluno para desenvolver uma diretriz clínica
Objetivos Específicos:
1 – Formular uma pergunta clínica a partir de um cenário clínico;
2 – Buscar nas bases de dados da literatura;
3 – Avaliar criticamente as evidências encontradas com intuito de identificar se os resultados do estudo são confiáveis;
4 – Conhecer elaborar uma diretriz clinica com confiabilidade (trustworthy);
5 – Compreender como é desenvolvida, adaptada e endossada uma diretriz clínica;
6 – Conhecer como disseminar e implementar uma diretriz clínica;
7 – Avaliar a qualidade metodológica de uma diretriz clínica.
Objetivo Geral:
Capacitar o aluno para desenvolver uma diretriz clínica
Objetivos Específicos:
1 – Formular uma pergunta clínica a partir de um cenário clínico;
2 – Buscar nas bases de dados da literatura;
3 – Avaliar criticamente as evidências encontradas com intuito de identificar se os resultados do estudo são confiáveis;
4 – Conhecer elaborar uma diretriz clinica com confiabilidade (trustworthy);
5 – Compreender como é desenvolvida, adaptada e endossada uma diretriz clínica;
6 – Conhecer como disseminar e implementar uma diretriz clínica;
7 – Avaliar a qualidade metodológica de uma diretriz clínica.
- Regente da Disciplina: Airton Tetelbom Stein
- Professor: Nathália Celini
- Professor: Franciele Gabriel
- Professor: Daniela Melo
- Professor: Carine Raquel Blatt