As demandas em saúde mental apresentadas pelos pacientes de unidade de internação clínico-cirúrgicas adulto, que, na maioria das vezes, estão relacionadas à depressão, humor deprimido e ansiedade, influenciam nas condições de recuperação ou manutenção do estado de saúde do paciente e de sua família. Diante disso, o enfermeiro, ao identificar essas demandas, deve atribuir diagnósticos de enfermagem relacionados às características definidoras com a finalidade de definir os resultados esperados, e assim planejar as intervenções de cuidado e implementar a prescrição de cuidados utilizando a SAE. Esse processo é realizado pelos enfermeiros, mas no cotidiano dos serviços observa-se que as necessidades psicossociais dos pacientes não se evidenciam como prioridade de cuidado nos registros e na assistência, pois carecem de um pensamento crítico fundamentado nos manejos em saúde mental e adaptados à realidade local. Frente a esse contexto, propõe-se a realização deste curso como uma possibilidade de fortalecer as práticas assistenciais dos enfermeiros na avaliação em saúde mental dos pacientes adultos em unidade de internação hospitalar clínico-cirúrgica, no que se refere ao pensamento crítico para o uso de diagnósticos e intervenções de enfermagem em saúde mental, de modo que se aplique nos planos de cuidados e nos registros de enfermagem. Como resultados desse curso na prática assistencial espera-se a adesão dos enfermeiros para identificação de sinais e sintomas que demandem diagnósticos e intervenções de enfermagem em saúde mental como prioritários dos pacientes internados, e, com isso, um aumento significativo do registro dos diagnósticos e intervenções em enfermagem na saúde mental da SAE. Consequentemente, a longo prazo almeja-se uma redução do uso de manejos farmacológicos, dos sintomas de depressão, humor deprimido e ansiedade dos pacientes adultos internados, dos custos com as complicações psicossociais e permanência hospitalar prolongada.
- Regente da Disciplina: Adriana Aparecida Paz
- Teacher: Nathalia Duarte Bard
- Teacher: Graciele Linch