A disciplina de Microbilogia para o curso da Enfermagem aborda conteúdos relacionados aos micro-organismos (bactérias e vírus) como integrantes da microbiota normal de humanos, os responsáveis por doenças infecciosas e infecto-contagiosas, tanto na comunidade como em ambiente hospitalar, e seus mecanismos de prevenção e controle.

Objetivo Geral: Capacitar o enfermeiro a atuar de forma adequada frente a problemas de saúde causados pelos micro-organismos, abordando principalmente os mecanismos de prevenção e controle das mesmas.

Objetivos Específicos:
1. Atuar de modo ético frente a problemas relacionados com micro-organismos.
2. Refletir com segurança quanto a processos de prevenção e controle de doenças transmitidas por micro-organismos.
3. Conhecer a morfologia, genética e fisiologia dos micro-organismos, os métodos laboratoriais utilizados para sua identificação e as bases da fisiopatogenia dos principais causadores de doença.
4. Conhecer os principais métodos de controle das populações microbianas.
5. Fornecer ao enfermeiro elementos para a prevenção de doenças transmitidas em unidades de assistência à saúde.
6. Refletir com segurança sobre o diagnóstico e solucionar problemas de saúde tomando decisões e promovendo programas de educação para a qualificação dos trabalhadores de enfermagem.

Conteúdo Programático: Conceitos básicos de Microbiologia geral. Introdução à microbiologia médica. Antimicrobianos. Relação parasita-hospedeiro. Estudo dos principais micro-organismos (bactérias e vírus) envolvidos nas doenças infecciosas, seus mecanismos de patogenicidade e formas de prevenção e controle. Papel e participação do enfermeiro no controle de infecções.

Professora regente: Danielle Trentin
Professora colaboradora: Karine Zimmer